O que é administração?

O que é administração?

Compartilhe

O que é administração?

Quando lemos esta pergunta muitas vezes pensamos ser algo fácil de responder pelo fato de ser uma palavra com que estamos familiarizados por ser muito citada no dia a dia, porém administração é muito mais do que o simples conceito de “administrar coisas” ou “fazer o gerenciamento”.

As pessoas geralmente quando falam de administração não estão falando do conceito empresarial, e sim a administração pessoal, ou seja, a arte de administrar nossas vidas, nosso tempo, nosso orçamento pessoal e etc.

Porém, além dela existe também a administração de organizações da qual vamos falar hoje, que é diferente de administrar a família e a vida pessoal. Você sabe sobre sua história? Você realmente sabe definir seu conceito e quais suas aplicações? Para resolver essas dúvidas que não nos deixam em paz, nós vamos nos aprofundar mais sobre o assunto:

Um pouco da história

A história da administração teve sua origem na Suméria por volta de 5.000 a. C. Com o intuito de auxiliar na resolução dos problemas práticos da época. Posteriormente foi aplicada e utilizada em setores políticos, econômicos e sociais das civilizações que ali viviam. No Egito, por exemplo, Ptolomeu criou um sistema econômico planejado, onde era necessária uma operacionalização com administração pública sistemática e organizada.

Na época medieval, os venezianos padronizaram a produção utilizando a linha de montagem, construindo armazéns e utilizando um sistema de estoque para monitorar os conteúdos. A Igreja Católica também utilizou a administração, usando e aperfeiçoando técnicas adquiridas dos Romanos sendo considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental (tão eficiente que perdura até os dias de hoje).

Com a evolução das civilizações surgiu a administração de organizações, devido à necessidade de organizar os estabelecimentos criados a partir da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no séc. XX. Por causa do crescimento acelerado e desorganizado das empresas e pela necessidade de uma maior eficiência e produtividade, foram desenvolvidos diversos métodos de administrar as empresas, conceitos que estão no centro de toda a teoria administrativa.

Devido aos desafios impostos pela Revolução industrial, ainda no séc. XX surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os estudos da Administração como Ciência, ficando conhecido como precursor da Administração Cientifica.

Na administração Científica de Taylor, existe uma abordagem rígida e mecanicista focada na produção, onde a organização é comparada com uma máquina e o homem é visto de forma simplista onde não são levados em conta seus interesses e a divisão de tarefas são executadas de forma repetitiva e monótona.

Paralelamente a isto, Henry Fayol que era Francês, defendia princípios semelhantes na Europa, porém com foco na organização. Foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como uma função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa ideia está na identificação do trabalho dos gerentes separando as operações técnicas da empresa.

Fayol define cinco funções da gerência administrativa em: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar, o já conhecido e exaustivamente estudado nas escolas de administração (PCOCC) são os fundamentos da Teoria Clássica defendida por Fayol.

Em 1903 Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, criou a linha de montagem móvel e a produção em massa. Com esta linha estabeleceu o padrão de organização de processos produtivos que se tornaria universal.

Além destes pensadores, Max Weber, Elton George Mayo, Maslow, Hezberg, McGregor, Lewin e Etzione também contribuíram com suas teorias nos primórdios da administração (clique nos nomes dos pensadores para saber mais)

Ok, Lívia… mas o que é administração, afinal?

A palavra “Administração” vem do latim “Administer”, onde “ad” significa direção ou gerência e “minister” subordinação ou obediência. É conjunto de diversas práticas de gestão de uma organização, como o gerenciamento de recursos financeiros e humanos para que seja alcançado o objetivo de atingir metas previamente definidas.

Administração é um ramo das ciências humanas caracterizado pela aplicação de um conjunto de normas, princípios e funções dentro de uma organização empresarial, para que sejam tomadas decisões sobre os objetivos da empresa e como serão utilizados os recursos para atingir esse fim, garantindo o bom andamento das atividades da empresa com otimização de produtividade e visando maior lucro.

A administração é praticada por empresas de todos os tipos e portes, e também por outros tipos de organizações tanto privadas como públicas, sociedade de economia mista e outras.

As principais funções administrativas envolvem: negociação, tomada de decisões, estabelecimento de metas, identificação e resolução de problemas, liderança de pessoas, organização de recursos materiais, financeiros, humanos e mercadológicos.

Para organizar tudo isso, o processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões:

Planejamento: o processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.

Organização: o processo de organização compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidade entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas.

Direção ou coordenação: o processo de direção significa ativar o comportamento das pessoas por meio de ordens. Coordenação significa ajudá-las a tomar decisão por conta própria.

Controle: o processo de controle abrange as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

Dentro de todo esse âmbito, para que haja um melhor desempenho e organização das tarefas a administração se divide em alguns tipos, onde inclusive o administrador pode se especializar:

E, por que administrar é importante?

Na sociedade atual, as organizações assumiram importância sem precedentes. A sociedade moderna é uma Sociedade Organizacional, em contraste com as sociedades comunitárias do passado.

Por isso a Administração na Sociedade Moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade organizacional há complexidade e a interdependência das organizações e muitos produtos e serviços tornaram-se essenciais para simples sobrevivência, a Administração é o fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje como: serviços de saúde, fornecimento de energia, segurança pública, controle da poluição, etc, e tudo depende de alguma empresa ou organização pública.

Devido a este impacto sobre a qualidade de vida da sociedade e interdependência, as Organizações bem administradas são tão importantes.

Bom, agora você já sabe o que é administração, suas funções e de onde ela veio. Espero ter ajudado!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Compartilhe
Próximo artigoBiblioteca em Casa, O monge e o executivo.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, sempre se encantou com diversas formas de comunicação através das mais diversas mídias sociais. Atualmente cursando sua segunda graduação em Adminstração, procura conciliar ambas as áreas em busca de um novo modelo para realizar a gestão dos novos moldes de empresas do século XXI.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta