ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – O QUE É?

Tempo de leitura: 5 minutos

Parece simples, mas você sabe mesmo o que é administração financeira?

Antes de entendermos o que é isso, precisamos entender o sentido e o significado de finanças, que é o conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (simplificando: dinheiro) que será utilizado em transações e negócios que podem ser realizados entre pessoas, empresas e governos.

Sendo assim, é fácil concluir que as finanças fazem parte do cotidiano no controle dos recursos para compras e aquisições, tanto no nosso dia a dia pessoal com o controle de contas e produtos que precisamos comprar, quanto no dia a dia de uma organização no gerenciamento e na própria existência da empresa em suas respectivas áreas, como marketing, produção e contabilidade, além do planejamento de nível estratégico, gerencial e operacional onde são analisadas informações financeiras para a tomada de decisão para uma correta e melhor condução da empresa.

A administração financeira, ou gestão financeira é o conjunto de procedimentos e ações que envolvem o planejamento, a análise e o controle de todas as atividades financeiras dentro da empresa.

É uma técnica utilizada para controlar da melhor forma possível a concessão de crédito para clientes, o planejamento, análise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, de forma que haja sempre o desenvolvimento da mesma e evitando gastos desnecessários.

Essa área assim como as outras, é essencial para a empresa, pois é devido a ela que é possível realizar as atividades necessárias propostas pela organização, ou seja, cumprir sua missão.




 

Então, qual o objetivo da administração financeira?

Seu objetivo é melhorar e maximizar os resultados da empresa através da aplicação de seus procedimentos, para que ela possa aumentar o valor de seu patrimônio através da geração de lucro líquido advindo das atividades operacionais realizadas.

Além disso, ela visa realizar o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, porém sempre analisando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

Mas Lívia, quais as principais funções da Administração financeira?

Bom, dentre algumas de suas funções, as que se destacam são:

  • Análise e planejamento financeiro: realizar a análise dos resultados financeiros da empresa e traçar o planejamento necessário para realização de melhorias.
  • Boa utilização de recursos financeiros: analisar e negociar como será efetuada a captação de recursos financeiros necessários, e como serão aplicados os recursos financeiros disponíveis.
  • Crédito e cobrança: fazer uma análise sobre a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos.
  • Caixa: efetuar recebimentos e pagamentos, sempre com o controle do saldo de caixa.
  • Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas a vendas efetuadas a prazo e contas a pagar relativas a compras efetuadas, impostos e despesas operacionais.




 

Ok, Lívia! Mas em qual a área de atuação da administração financeira?

As áreas de atuação das finanças podem ser divididas em:

  • Finanças corporativas: abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela.
  • Investimentos: se referem aos recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, onde é levado em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, levando a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado desse ativo. Os ativos financeiros são classificados no Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado).
  • Instituições Financeiras: São empresas que analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais, como aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros, onde é determinado qual apresentará uma posição financeira suficiente para que a empresa possa atingir determinados objetivos financeiros, analisados por meio da avaliação dos riscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade.
  • Finanças internacionais: São transações diversas que podem envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior, sendo necessário um analista financeiro internacional que conheça e compreenda este ramo de mercado.

Quais as decisões que devem ser tomadas nessa área?

Nessa área, devem ser tomadas decisões relativas as seguintes questões:

  • Orçamento de Capital: é o processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Para isso é necessário identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição, ou seja, o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.
  • Estrutura de Capital: é a combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. Deve ser avaliado quanto a empresa deve tomar emprestado e posteriormente quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa. Após essa análise é necessário definir exatamente como e onde os recursos devem ser captados e efetuar a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, tomará emprestado.
  • Administração do Capital de Giro: o capital de giro são os ativos e passivos circulantes de uma empresa. Sua gestão é uma atividade diária, pois visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evita interrupções que possam gerar transtornos.

Então é isso! Agora que você já conhece como funciona a administração financeira de uma empresa, não tem mais desculpas para sua empresa não entrar na linha!

Você pode também adquirir nossa PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA para otimizar o seu controle e gestão financeira da sua empresa:

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

6 Comentários


  1. Boa tarde Lívia, usei o seu texto para um trabalho de faculdade, mas pede o ano de publicação,
    e não encontrei no artigo?

    Responder

    1. Olá Marina, tudo certo?

      O artigo foi publicado em 20/10/2015.

      Abraços.

      Responder

  2. Olá Lívia. Ótima explicação. Mas, Na sua opinião, qual( ou quais) so melhores livros para se estudar profundamente o tema da Administração Financeira? Obrigado desde já!

    Responder

    1. Olá Wellington, tudo certo? Nós temos várias dicas de livros que fazemos um review mensalmente. Você pode encontrar eles na sessão “Biblioteca em Casa” que fica aqui mesmo no Adm sem Segredos!! Lá você encontrará os melhores livros para complementar os seus estudos!! Espero ter ajudado. Abraços.

      Responder

Deixe uma resposta