DIVISÃO DE TRABALHO – O QUE É? COMO FAZER?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine a seguinte situação. Uma empresa em que haja apenas um funcionário responsável pelas áreas de marketing, vendas, criação e desenvolvimento de produtos, contabilidade, finanças, controle orçamentário e logístico.

Você consegue imaginar como é a organização desta empresa? É quase zero com toda certeza.

E qual seria a opção lógica para corrigir esse tipo de problema com um mesmo funcionário atuando em quase todas as atividades e setores? A resposta é simples… a divisão de trabalho, tema do nosso artigo de hoje.

Divisão de trabalho – Dividir para conquistar!

No nosso exemplo inicial, um trabalhador sozinho além de se sobrecarregar com um número elevado de tarefas, não conseguirá desenvolver com habilidade e especialização suficientes todas as atividades, de tal forma que, mesmo cumprindo o trabalho proposto, dificilmente o fará com perfeição.

Sendo assim, torna-se óbvio que somente com a especialização de cada funcionário no desempenho de uma única tarefa a empresa alcançará níveis satisfatórios de eficiência e resultados.

Deste modo, a divisão de trabalho através do cooperativismo de diversos funcionários de diferentes áreas com habilidades específicas vem como solução para empresas se tornarem mais eficientes e com isso dar maior poder de gestão aos administradores.

Com tarefas bem definidas e funcionários aptos a desenvolvê-las no menor espaço de tempo, é possível à administração criar métricas e parâmetros de produtividade baseados em modelos de produção aplicando estes modelos em diversas outras empresas.




 

Foi assim que ficaram famosas os modelos de produção como o Fordismo, técnica baseada na produção em linha de montagem ou o Taylorismo, técnica de análise de produtividade através da administração científica.

Citando outros modelos modernos de métrica de produtividade e eficiência temos:

Análise SWOT

Matriz BCG

A divisão de trabalho e a história e desenvolvimento da administração estão intimamente ligadas quando as próprias bases da administração advém da gestão de processos, gestão de atividades e bens disponíveis.

Divisão de trabalho – Linha histórica.

Diferente do que se imagina, a divisão de tarefas não partiu de indústrias e empresas para a sociedade, e sim justamente o contrário.

Se voltarmos milhares de anos atrás, veremos que a sociedade sempre se dividiu em grupos e, dentro destes grupos, sempre houveram divisões de tarefas.

Quando o homem tinha a função social da caça e proteção ao grupo e a mulher dos afazeres domésticos, já era designado tarefas específicas a cada indivíduo da sociedade a fim de aperfeiçoar o trabalho e fazer ele mais eficiente.

Neste período o trabalho possuía divisões levando em conta o sexo do indivíduo, conhecido como divisão sexual do trabalho.

Com o passar do tempo e início das grandes revoluções tecnológicas, o desenvolvimento da indústria na revolução industrial levou às empresas a criar pequenas tarefas diárias aos seus funcionários, tornando-os pequenos especialistas de suas funções, dando a cada um deles a funcionalidade de uma máquina, como em um processo mecânico.

No entanto, com a perda de personalidade funcional de cada funcionário, tornando-o uma das mais diversas “peças” de um processo, iniciou-se as críticas ao modelo de divisão de trabalho onde a superespecialização torna o trabalhador um reles número.




 

Outro resultado da divisão do trabalho é a criação de hierarquia nas empresas, onde ficam bem claras as posições de cada trabalhador, atenuando quem atua na gestão e administração estratégica e quem permanece em funções mecânicas ou repetitivas.

Apesar dos modelos consagrados de divisão de trabalho, muitas empresas atualmente promovem o enpowerment, onde tarefas sistemáticas e administrativas são compartilhadas entre todos os funcionários, trazendo todos os trabalhadores de uma empresas para cargos tanto de operação como de gestão e planejamento.

Então é isso, agora que você já sabe os prós e contras da divisão de trabalho, já pode botar em discussão dentro de sua empresa qual o papel que cada funcionário deve desempenhar. Se gostou não deixe de compartilhar!

Até a próxima!

Deixe uma resposta