Biblioteca em Casa, O monge e o executivo.

Biblioteca em Casa, O monge e o executivo.

Compartilhe

O monge e o executivo
James C. Hunter
Editora Sextante

O Monge e o Executivo é decididamente um dos meus livros preferidos. Best Seller em diversos países, o livro serve de inspiração para qualquer pessoa que esteja insatisfeita (e por que não também as que estão satisfeitas?) com suas realizações pessoais e profissionais.

De forma bastante fluída, o livro nos conta a história de um executivo chamado John Daily, um bem sucedido homem de negócios que alcançou um patamar financeiro, profissional e pessoal invejáveis a muitas pessoas. Com um ótimo emprego, sendo gerente-geral de uma grande empresa, uma família perfeita e um hobbie social admirável ajudando crianças como técnico voluntário de um time de beisebol, John tinha a vida que todo mundo gostaria de ter.

O revés começa quando tudo começa a desandar… John perde o respeito de seus funcionários no trabalho, sua esposa e filhos se veem cada vez mais distantes e até seu time de beisebol reclama de sua gestão. Sem entender como tudo isso ocorreu do dia para noite, o executivo parte para um retiro em um mosteiro em busca de respostas e entendimento.

Já no mosteiro, John conhece Leonard Hoffman, um famoso ex-empresário que um dia foi lenda no mundo dos negócios à frente de uma das maiores empresas dos EUA…. e ai começa a história!

Nossa opinião

Espero que com o breve resumo que deixei acima vocês tenham se interessado pela história que é cheia de altos e baixos. No decorrer do livro, John aprende que o jeito que comandava não só a empresa em que trabalhava, mas também sua vida pessoal, baseados no egoísmo e no modo centralizador de pensar, era o modo errado de conduzir as coisas e descobre a frase máxima que o livro nos dá como ensinamento:

“Trate os outros exatamente como gostaria de ser tratado”.

Os ensinamentos que Leonard dá a John vai nos dando também metáforas e novos conceitos que podemos aplicar em nossas próprias vidas, transformando o nosso modo antigo de pensar em algo totalmente novo.

O monge e o executivo é um daqueles livros que todos recomendam e nós às vezes temos até preconceito de ler, porém, depois de abrir as primeiras páginas, você estará sedento por mais e mais ensinamentos que o livro está pronto para nos passar. O livro é uma ótima história sobre liderança e gestão, tema que é importante a qualquer um.

Fica aqui a minha dica de livro e prometo que não darei mais nenhum spoiler sobre a história!

Se gostou e quer saber mais sobre ele, clique no link abaixo:

Até a próxima!

Compartilhe
Artigo anteriorO que é administração?
Próximo artigoBiblioteca em Casa, O essencial da estratégia.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, sempre se encantou com diversas formas de comunicação através das mais diversas mídias sociais. Atualmente cursando sua segunda graduação em Adminstração, procura conciliar ambas as áreas em busca de um novo modelo para realizar a gestão dos novos moldes de empresas do século XXI.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta