Biblioteca em Casa, O monge e o executivo.

Tempo de leitura: 2 minutos

O monge e o executivo
James C. Hunter
Editora Sextante

O Monge e o Executivo é decididamente um dos meus livros preferidos. Best Seller em diversos países, o livro serve de inspiração para qualquer pessoa que esteja insatisfeita (e por que não também as que estão satisfeitas?) com suas realizações pessoais e profissionais.

De forma bastante fluída, o livro nos conta a história de um executivo chamado John Daily, um bem sucedido homem de negócios que alcançou um patamar financeiro, profissional e pessoal invejáveis a muitas pessoas. Com um ótimo emprego, sendo gerente-geral de uma grande empresa, uma família perfeita e um hobbie social admirável ajudando crianças como técnico voluntário de um time de beisebol, John tinha a vida que todo mundo gostaria de ter.

O revés começa quando tudo começa a desandar… John perde o respeito de seus funcionários no trabalho, sua esposa e filhos se veem cada vez mais distantes e até seu time de beisebol reclama de sua gestão. Sem entender como tudo isso ocorreu do dia para noite, o executivo parte para um retiro em um mosteiro em busca de respostas e entendimento.

Já no mosteiro, John conhece Leonard Hoffman, um famoso ex-empresário que um dia foi lenda no mundo dos negócios à frente de uma das maiores empresas dos EUA…. e ai começa a história!

Nossa opinião

Espero que com o breve resumo que deixei acima vocês tenham se interessado pela história que é cheia de altos e baixos. No decorrer do livro, John aprende que o jeito que comandava não só a empresa em que trabalhava, mas também sua vida pessoal, baseados no egoísmo e no modo centralizador de pensar, era o modo errado de conduzir as coisas e descobre a frase máxima que o livro nos dá como ensinamento:

“Trate os outros exatamente como gostaria de ser tratado”.

Os ensinamentos que Leonard dá a John vai nos dando também metáforas e novos conceitos que podemos aplicar em nossas próprias vidas, transformando o nosso modo antigo de pensar em algo totalmente novo.

O monge e o executivo é um daqueles livros que todos recomendam e nós às vezes temos até preconceito de ler, porém, depois de abrir as primeiras páginas, você estará sedento por mais e mais ensinamentos que o livro está pronto para nos passar. O livro é uma ótima história sobre liderança e gestão, tema que é importante a qualquer um.

Fica aqui a minha dica de livro e prometo que não darei mais nenhum spoiler sobre a história!

Se gostou e quer saber mais sobre ele, clique no link abaixo:

Boa leitura!

Deixe uma resposta