Administração Geral, de tudo um pouco.

Administração Geral, de tudo um pouco.

Compartilhe

Aqui no blog Adm sem Segredos, nós já abordamos diversos tipos de áreas que é material de estudos para a Administração, dentre as quais:

Estes diferentes tipos de administração nos leva a entender que o estudo de administração aborda todas as partes de uma empresa, ou seja, possui algum estudo a fim de otimizar cada setor das companhias, buscando trazer excelência ao todo.

Mas acima de todos estes “ramos” de estudo da administração nós temos uma área que enxerga a empresa como um todo. Nós estamos falando da Administração Geral, tema do nosso artigo de hoje.

Adm Geral… de tudo um pouco.

A administração geral concentra toda a gestão de uma empresa e suas pequenas células menores que compõem a companhia como um todo. Destas pequenas células podemos destacar os setores de Produção, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e muitos outros.

Apesar de cada um desses modelos possuírem sua própria estrutura e modelos de gestão, a Adm Geral é utilizada para direcionar os funcionários destas áreas no caminho proposto pelos altos cargos da empresa através da estratégia desenvolvida.

A função primordial da adm geral é unificar pontos de diferentes setores da empresa em uma única estratégia, a fim de ter todas as áreas trabalhando em conjunto para um mesmo objetivo. Sendo assim, a matéria prima básica da adm geral é a informação.

“Mas por que informação?” Você pode me perguntar.

Simples. Uma vez que os funcionários que atuam na parte de adm geral não estão intimamente ligados com o dia a dia de cada processo realizado na empresa, eles necessitam então de relatórios que demonstrem o que vem sendo realizado por cada setor, dando ao administrador peças suficientes para montar o “quebra cabeça” que será o material de apoio para o plano de ação da empresa.

Uma vez que os administradores tenham informações claras e reais em suas mãos, são aplicados estudos sobre os dados recebidos a fim de transformá-los em uma estratégia empresarial. Para tal, existem alguns passos a se seguir:

1) Compilação dos dados: como o administrador receberá uma grande quantidade de dados de diferentes áreas, cabe a ele organizar e compilar estes dados em padrões que lhe forneçam informações úteis sobre cada área.

2) Estruturação da estratégia: com informações em mãos, chegou a hora do administrador elaborar um plano de ação que envolva todos os setores da empresa (cada um de um modo diferente) para alcançar um determinado objetivo.

3) Comunicação do plano de ação: com o planejamento em mãos, cabe aos administradores de alto escalão repassar as decisões tomadas aos demais níveis, deixando todos inteirados da posição da empresa sob o objetivo a ser alcançado.

4) Implementação: inicia-se o processo de aplicação do projeto no dia a dia das funções das diferentes áreas da empresa.

5) Acompanhamento: com o passar do tempo faz-se necessário o acompanhamento dos administradores em conjunto com os líderes de diferentes áreas para verificar se os objetivos estão sendo alcançados e identificar possíveis problemas.

6) Direcionamento: caso o plano inicial não esteja indo na direção proposta ou a mudança de algum fator macro tenha alterado o cenário previsto pelos administradores, cabe à gestão da empresa alterar e atualizar o plano de ação.

O olhar de cima.

A adm geral não foca em apenas um setor como logística ou produção, tendo seus funcionários uma visão de todo o processo enquanto ele está sendo executado. Com isso, o administrador tem a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas trazendo sinergia às diferentes áreas.

Nos cursos de administração de empresas oferecidos pela faculdade, muitas vezes os alunos pontuam que “veem um pouco de tudo, e muito de nada” reclamando que o curso não foca em nenhuma área em especial.

No entanto, o curso de administração serve justamente para introduzir o futuro administrador às mais variadas áreas da administração, mostrando os pontos principais a cerca de cada ramo que este poderá seguir.

Em suma, o curso de administração prepara o aluno para atuar desde ramos específicos, mas principalmente para poder ser um administrador geral e enxergar a empresa como um todo de cima.

Para conhecer um pouco mais sobre a profissão administrador clique aqui.

Se gostou não deixe de compartilhar! Até a próxima.

Compartilhe
Artigo anteriorBiblioteca em casa, Empresas feitas para vencer.
Próximo artigoPensadores, Henry Ford.
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta